Fabricante diz que modelo a ser mostrado na próxima semana é uma repaginação na linha Xeon, de processadores para servidores.
A Intel confirmou que o futuro chip com oito núcleos e 2,3 bilhões de transistores que revelará na próxima semana é o Nehalem EX, mas se negou a oferecer mais detalhes antes da International Solid-State Circuits Conference (ISSCC), em São Francisco (EUA).
Criado para servidores com múltiplos processadores, o Nehalem EX será o mais avançado processador da linha Xeon, da companhia.
O chip deverá ser o principal dentro de uma linha com três modelos de seis núcleos que chegam a velocidade de 2,66 GHz. Tais processadores, chamados anteriormente de Dunnington, também serão alvo de um estudo que profissionais da Intel divulgarão durante o ISSCC.
Alguns dados técnicos do novo componente já foram revelados. O processador é uma variante da família Nehalem e será fabricado usando o processo de 45 nanômetros. Como outros dispositivos da linha, o Nehalem EX suportará memória DDR3 e incluirá controladores de memória integrados.
O Nehalem EX também usará a tecnologia QuickPatch Interconnect no lugar do front-side bus para conectar processadores entre si e outros componentes do sistema, com dados trocados com maior velocidade entre diferentes pontos.
Marcelo Mello
0 comentários:
Postar um comentário