A companhia adota a estratégia de aumentar investimentos e já é o segundo anunciante do setor, atrás apenas da Microsoft
A Apple anunciou recentemente que seus investimentos em marketing e propaganda aumentaram durante o último trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período em 2007. Com isso, ela se tornou o segundo maior anunciante do setor de computadores, atrás apenas da Microsoft e passando HP e IBM. A empresa investiu US$ 133 milhões nos primeiros nove meses de 2008, contra US$ 191 milhões da líder. Os dados são da TNS Media Intelligence.
Na guerra de imagem, a Apple e sua agência TBWA/Chiat/Day, buscaram em 2008 aproveitar-se de uma certa vulnerabilidade da Microsoft, que teve problemas com o Windows Vista, e que somente terá o Windows 7, novo sistema operacional, em condições de ser utilizado por usuários padrão dentro de seis meses. E sem contar o anúncio de demissão de 5 mil pessoas nos próximos anos.
A Microsoft, por seu lado, contra-atacou com a campanha lançada pela Crispin, Porter & Bogusky, que apresentou o comediante Jerry Seinfeld e Bill Gates, com o conceito I am a PC, que buscou retirar alguns estigmas criados por campanhas anteriores da Apple, como a Mac x PC.
Em termos de mercado, a Apple parece ter vencido a batalha, decreta o New York Times. O Macintosh ganhou 2% de market share em 2008, tendo agora 10% do mercado de computadores pessoas, de acordo com a Net Applications.
Em termos de marca, a empresa de pesquisa Brand Keys apontou que os comerciais da Apple impactaram mais aos consumidores. Já o filme em que Seinfeld ajuda Gates a comprar sapatos não teve impacto positivo. Apesar disso, a campanha I am a PC ajudou a melhorar a imagem dos usuários sobre a marca, em termos de avanço tecnológico.
Com informações do New York Times.
Marcelo Mello
Na guerra de imagem, a Apple e sua agência TBWA/Chiat/Day, buscaram em 2008 aproveitar-se de uma certa vulnerabilidade da Microsoft, que teve problemas com o Windows Vista, e que somente terá o Windows 7, novo sistema operacional, em condições de ser utilizado por usuários padrão dentro de seis meses. E sem contar o anúncio de demissão de 5 mil pessoas nos próximos anos.
A Microsoft, por seu lado, contra-atacou com a campanha lançada pela Crispin, Porter & Bogusky, que apresentou o comediante Jerry Seinfeld e Bill Gates, com o conceito I am a PC, que buscou retirar alguns estigmas criados por campanhas anteriores da Apple, como a Mac x PC.
Em termos de mercado, a Apple parece ter vencido a batalha, decreta o New York Times. O Macintosh ganhou 2% de market share em 2008, tendo agora 10% do mercado de computadores pessoas, de acordo com a Net Applications.
Em termos de marca, a empresa de pesquisa Brand Keys apontou que os comerciais da Apple impactaram mais aos consumidores. Já o filme em que Seinfeld ajuda Gates a comprar sapatos não teve impacto positivo. Apesar disso, a campanha I am a PC ajudou a melhorar a imagem dos usuários sobre a marca, em termos de avanço tecnológico.
Com informações do New York Times.
Marcelo Mello
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