N97: as primeiras impressões do celular touch screen da Nokia

|





Navegação na internet, interface, teclado, conectividade, capacidade de armazenamento. Saiba tudo do N97, da Nokia.

A imagem holográfica do novo N97, celular da Nokia que será lançado no primeiro semestre de 2009 por 550 euros na Europa, não é apenas uma boa metáfora. Na verdade, é quase tudo o que se pode ver dessa nova aposta da Nokia para conquistar uma fatia do mercado de celulares com tela sensível a toque.

Durante o NokiaWorld 2008, em Barcelona, na Espanha, três funcionários da Nokia demonstram o produto em funcionamento. Melhor seria chamá-los de guarda-costas do N97, pois impedem os jornalistas e o público em geral de literalmente por as mãos no aparelho.

O que segue abaixo são as minhas impressões iniciais do novo celular, conforme a demonstração que me foi feita pelo guarda-costas funcionário da Nokia. Vale a ressalva que o produto está em seu estágio inicial de desenvolvimento.

Navegação na internet
Uma das coisas que impressiona no iPhone é a sua facilidade de navegação na internet e a capacidade do browser se ajustar a todos os sites, transformando a experiência de acessar a web pelo celular.

> Confira fotos do N97
> N97 versus iPhone: aumenta a briga por recursos
> Que tal um smartphone de presente de natal?

O N97 não tem uma experiência similar, pois os sites ainda não se ajustam completamente à tela de 3,5 polegadas do celular. Mas todos os outros recursos – como fazer a rolagem vertical e horizontal do browser – com os dedos estão lá.




Interface

Pense numa página da internet como o Netvibes ou o iGoogle, na qual você a personaliza com seus aplicativos, e-mails e os recursos que mais usa por meio de RSS.

Essa é a idéia por trás da interface do N97. Ela é simples e você pode acrescentar aplicações, como calendário, e-mail, sua rede social ou a previsão do tempo com muita facilidade.

O desafio da Nokia agora é inundar o mercado com aplicações relevantes (ou não), assim como fez a Apple com o seu modelo de negócios que culminou na Apps Store.

Teclado
Apesar de ser um celular touch screen, o N97 optou por um teclado comum QWERTY. Quem usa o iPhone, da Apple, conta com um teclado sensível a toque. Nas vezes que testei esse teclado, sempre tive dificuldade em acertar as letras desejadas.

No novo celular da Nokia, a inclinação de 35 graus da tela traz uma ergonomia que facilita a visualização do que é digitado. Mas a experiência – a única que o funcionário da Nokia me deixou fazer – não difere de outros teclados QWERTY disponíveis no mercado.

Armazenamento
O N97 vem com capacidade de armazenamento interna de 32 GB, com possibilidade de expansão até 48 GB por meio de um cartão microSD. Isso é muito superior aos concorrentes atuais e uma vantagem para quem tira muitas fotos e armazena vídeo.

Conectividade
O N97 é um celular 3G que também pode dar suporte para HSDPA, com velocidades de até 7,2 Mbps. Você também vai poder também acessar a internet por meio de uma rede Wi-Fi.

Bateria
A Nokia diz que o novo celular pode agüentar até 37 horas de música e 4,5 horas de vídeo.

Vídeo
Foi demonstrado pelo funcionário da Nokia a exibição de um vídeo no YouTube. Com apenas um clique, ele ficou widescreen, ocupando as 3,5 polegadas da tela. O N97 dá suporte para vídeos em flash, explicando o motivo porque roda tão bem no YouTube. A qualidade de vídeo é DVD, segundo a Nokia.

Câmera digital
Assim com as outras gerações N95 e N96 – ambas à venda no Brasil – a câmera digital é de 5 megapixels. Ela conta com lentes Carl Zeiss.




Marcelo Mello

0 comentários:

 

Estratec - Soluções Interativas