Países com dificuldade de acessar internet banda larga terão acesso à web via satélite, oferecido por um consórcio do qual o Google fará parte.
O projeto, chamado O3B Networks (os outros 3 bilhões), beneficiará pessoas da África, Ásia, Oriente Médio e de mercados emergentes da América Latina. Ainda não se sabe se o Brasil fará parte dessa lista.
Também serão conectadas antenas de celular a redes de internet de alta velocidade em países próximos à linha do Equador.
Segundo o jornal "Financial Times", a idéia é diminuir o preço do acesso à rede em até 95%, já que em alguns países o custo da internet rápida é 20 vezes maior do que nos Estados Unidos. O consórcio também contará com a participação do HSBC e do bilionário americano John Malone, do grupo Liberty Media.
De acordo com o jornal, nesta terça-feira, será anunciada a aquisição de 16 satélites de baixa órbita da empresa Thales Alenia Space.
O projeto O3B Networks já recebeu mais de US$ 20 milhões de investimento de cada uma das empresas participantes do consórcio. No total serão investidos US$ 750 milhões com previsão de funcionamento para o fim de 2010.
Marcelo Mello
0 comentários:
Postar um comentário