A Procter & Gamble acaba de finalizar um projeto global de telepresença - tecnologia que combina áudio e vídeo de alta definição e elementos interativos, que proporcionam uma experiência de presença física, por meio de uma rede IP.
Estão envolvidos no projeto mais de 40 escritórios da empresa, distribuídos em mais de 23 países. No Brasil, a iniciativa é pioneira. Esta é a primeira instalação concluída em um cliente no mercado brasileiro usando a tecnologia da Cisco de telepresença.
A expectativa da P&G é melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores ao reduzir significativamente o número de viagens, já que por meio da telepresença é possível recriar a experiência de uma reunião frente a frente, permitindo que os executivos interajam e colaborem como se estivessem realmente presentes no local, ao reproduzir em tamanho real as pessoas que estão distantes.
Luiz Alves, diretor de TI da P&G, comenta os benefícios esperados. "A meta é que a tecnologia permita aumentar a produtividade dos funcionários, tornando a tomada de decisão mais ágil, além de otimizar a comunicação interna e externa, com parceiros e clientes", afirma ele ressaltando outros pontos fortes da tecnologia.
"A telepresença é uma inovação que permite uma experiência única entre pessoas, locais e eventos, em qualquer parte do mundo".
Alves ressalta ainda que "além de reduzir os custos operacionais, ao diminuir a locomoção dos funcionários, oferecendo mais qualidade de vida a eles, a Procter & Gamble, contribui para a preservação do meio ambiente".
Imagens. O projeto da P&G foi desenvolvido e implementado pela Dimension Data utilizando a tecnologia Cisco TelePresence. A solução possibilita a projeção de imagens em três telões de plasma, que permitem a visualização em tamanho real dos interlocutores, por meio de três câmeras de alta definição em cada uma das salas. Há também um sistema de microfones que tornam a conversação ainda mais real.
De acordo com Alves, "fatores como o know-how em telepresença, a presença global, e a certificação de funcionários influenciaram na escolha da Dimension Data como responsável pelo projeto", afirma ele.
"A Dimension Data utilizou seu expertise e infra-estrutura global para instalar a TelePresença Cisco em todos os escritórios da P&G envolvidos no projeto, em 23 países. Para que os usuários da empresa pudessem otimizar ao máximo o uso da ferramenta, explorando todos os seus recursos, investimos alto no treinamento e certificação dos nossos funcionários" diz Emerson Murakami, diretor de TI da Dimension Data.
O objetivo da telepresença é aumentar a produtividade através da colaboração e originar novos modelos de negócios. "O caso da P&G estabelece uma quebra de paradigma na comunicação à distância nas empresas permitindo a mesma sinergia como se os seus colaboradores estivessem participando de reuniões presenciais. Isso gera economia para a empresa e melhora a qualidade de vida das equipes", salienta Marcelo Ehalt, diretor de engenharia da Cisco do Brasil.
A Cisco lançou, recentemente, a solução de TelePresença, que permite múltiplas localidades se conectarem. A empresa investiu também no modelo business to business, onde diferentes empresas podem participar de sessões de telepresença interagindo entre elas.
Marcelo Mello
Estão envolvidos no projeto mais de 40 escritórios da empresa, distribuídos em mais de 23 países. No Brasil, a iniciativa é pioneira. Esta é a primeira instalação concluída em um cliente no mercado brasileiro usando a tecnologia da Cisco de telepresença.
A expectativa da P&G é melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores ao reduzir significativamente o número de viagens, já que por meio da telepresença é possível recriar a experiência de uma reunião frente a frente, permitindo que os executivos interajam e colaborem como se estivessem realmente presentes no local, ao reproduzir em tamanho real as pessoas que estão distantes.
Luiz Alves, diretor de TI da P&G, comenta os benefícios esperados. "A meta é que a tecnologia permita aumentar a produtividade dos funcionários, tornando a tomada de decisão mais ágil, além de otimizar a comunicação interna e externa, com parceiros e clientes", afirma ele ressaltando outros pontos fortes da tecnologia.
"A telepresença é uma inovação que permite uma experiência única entre pessoas, locais e eventos, em qualquer parte do mundo".
Alves ressalta ainda que "além de reduzir os custos operacionais, ao diminuir a locomoção dos funcionários, oferecendo mais qualidade de vida a eles, a Procter & Gamble, contribui para a preservação do meio ambiente".
Imagens. O projeto da P&G foi desenvolvido e implementado pela Dimension Data utilizando a tecnologia Cisco TelePresence. A solução possibilita a projeção de imagens em três telões de plasma, que permitem a visualização em tamanho real dos interlocutores, por meio de três câmeras de alta definição em cada uma das salas. Há também um sistema de microfones que tornam a conversação ainda mais real.
De acordo com Alves, "fatores como o know-how em telepresença, a presença global, e a certificação de funcionários influenciaram na escolha da Dimension Data como responsável pelo projeto", afirma ele.
"A Dimension Data utilizou seu expertise e infra-estrutura global para instalar a TelePresença Cisco em todos os escritórios da P&G envolvidos no projeto, em 23 países. Para que os usuários da empresa pudessem otimizar ao máximo o uso da ferramenta, explorando todos os seus recursos, investimos alto no treinamento e certificação dos nossos funcionários" diz Emerson Murakami, diretor de TI da Dimension Data.
O objetivo da telepresença é aumentar a produtividade através da colaboração e originar novos modelos de negócios. "O caso da P&G estabelece uma quebra de paradigma na comunicação à distância nas empresas permitindo a mesma sinergia como se os seus colaboradores estivessem participando de reuniões presenciais. Isso gera economia para a empresa e melhora a qualidade de vida das equipes", salienta Marcelo Ehalt, diretor de engenharia da Cisco do Brasil.
A Cisco lançou, recentemente, a solução de TelePresença, que permite múltiplas localidades se conectarem. A empresa investiu também no modelo business to business, onde diferentes empresas podem participar de sessões de telepresença interagindo entre elas.
Marcelo Mello
1 Comentário:
AI ESTRATEC!! FUTURO PROXIMO...
A cada 18 meses dobra o poder de processamento dos computadores. Essa é a Lei de Moore. A partir dela, Ray Kurzweil, autor de A Era das Máquinas Espirituais, calculou que o futuro pós-humano, pós-biológico, estará consumado em 2045. Ou seja, daqui a 38 anos, dar-se-á, finalmente, o que os biotecnólogos chamam de Singularidade Tecnológica, conceito derivado de um prognóstico de Irving J. Good, que em 1965 previu que em algum momento a inteligência artificial (leia-se: computadores) alcançaria o mesmo padrão de sofisticação cognitiva da inteligência humana, e logo poria seus criadores no chinelo, institucionalizando o primado do pós-humano ou do transumano. Pelas previsões de Kurzweil, estabelecida a hegemonia da inteligência artificial, surgirão organismos bio-cibernéticos e a evolução tecnológica ocorrerá de forma extremamente rápida, em escala e proporções inimagináveis.
INTERPRISE/EMS
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