Google Maps Navigation: este sistema de navegação GPS é animal e gratuito

|


O sistema gratuito de navegação do Google tem instruções detalhadas para o motorista e foi lançado hoje de manhã; mesmo na versão beta, ele funciona bem. Ele tem Street View e a visão por satélite do Google Maps, além de controles por voz. O que você precisa saber sobre o Google Maps Navigation:

Ele só funciona no Android 2.0 por enquanto. E estará disponível quando aparelhos com o novo Android forem lançados. (Inclusive, o Google demonstrou o app num Droid.) O suporte a outras plataformas será anunciado "por operadoras e fabricantes de celular" quando estiverem prontos, mas parece que agora o Google está trabalhando no Google Maps Navigation junto à Apple.

Os endereços podem ser inseridos via texto ou voz (usando a mesma tecnologia do app atual para o iPhone). Mas o app consegue entender coisas como nomes de empresas e de restaurantes também, além de entender termos como "aquele museu com a exposição do Rei Tutancâmon" e sugerir uma lista de resultados.

Os dados de trânsito, assim como no Google Maps, é fornecido por diversas fontes. Geralmente, isso significa que os dados virão de serviços de vias públicas, mas também de celulares que usam o Google Maps.

Ele é gratuito, e não exibe anúncios. Não tem nada parecido na App Store que custe menos que 50 dólares por ano.

O app guarda no cache todo o caminho que você tem que percorrer, então mesmo que caia o sinal do celular você ainda vai ver o que precisa ver, e os nomes das ruas continuarão sendo pronunciados pelo sintetizador de voz.

Assim como a maioria dos serviços de mapas na nuvem, você jamais precisará atualizar os dados dos mapas.

Ele tem a visão por satélite do Maps, o que é ótimo para dar contexto à rua, e tem Street Viewtambém. As imagens do Street View surgem na tela com setas, indicando onde você deve virar. Ou dizendo onde é o ponto final. Como as fotos do Street View têm metadados sobre direção e posição, o Google Maps Navigation desenha as setas nas fotos de forma inteligente. Mais ou menos.

O ícone de intensidade do trânsito é simples: verde, amarelo e vermelho de acordo com a intensidade, com o tempo esperado de chegada perto do ícone. Se você clica no ícone de trânsito, o zoom do mapa diminui automaticamente para mostrar pontos de congestionamento ao longo da sua viagem.

Não existe seleção múltipla de rotas para ajudar você a planejar uma viagem longa que passe por vários lugares. Mas você pode procurar lugares (como postos de gasolina e restaurantes de estrada) ao longo da rota, e os resultados aparecem no mapa, mas somente se eles estiverem perto da trajetória que você está seguindo.

Para ir a um ponto no mapa, basta apertar e segurar o ponto.

É possível salvar lugares como favoritos, que aparecem como ícones na tela inicial do celular Android.

Se o Google vender isto na app store por zero dólares, os milhões de dólares que a Apple ganha em vendas de apps GPS provavelmente vai desaparecer. A gente não precisa se preocupar até que não haja mais empresas oferecendo serviços GPS no celular que não o Google: nós dependemos do ritmo de progresso deles, mas ausência de competição é ruim. E é um pouco estranho que a grana que o Google ganha em pesquisa online serve para pagar um app de mapas gratuito que se compara tanto a programas que custam 100 dólares por ano, como a dispositivos GPS dedicados. Injusto é a palavra que me vem à cabeça. Mas eu não digo que não quero este app.

Os dados no mapa, como os dados de trânsito, visão de satélite e locais de interesse, são chamados de camadas. O Google disse que seria fácil adicionar mais uma camada, então o Google Maps Navigation pode ter algo a mais, como o Google Latitude e outros truques legais. Quem sabe eles tornem público o API para fazer isso.

O app tem modos vertical e horizontal, assim como um uma interface de ícones grandes para ser usado como um dashboard.








Demo Realidade Aumentada

|

Começamos os primeiros testes de Realidade Aumentada.
Essa nova tecnologia ainda está em fase de implantação no mercado publicitário, podendo proporcionar uma experiência diferenciada ao público.
Abaixo você confere instruções para interação com esta interação que ainda é bem básica, numa próxima etapa estaremos demonstrando objetos 3D!!


Acesse www.estratec.com.br/ra


Clique em permitir, para ativar a sua webcam.


Imprima o marcador e exiba em frente a Webcam.



Em breve estaremos disponibilizando mais conteúdos sobre este assunto aqui no blog.


Marcelo Mello

Transmissão AO VIVO - Balneário Camboriú

|

Desde o dia 07 de setembro de 2.009, a Estratec está transmitindo 24hrs por dia a esquina mais movimentada da cidade de Balneário Camboriú.
No local está instalada um Vitrine Interativa no formato de 02 celulares gigantes, no qual as pessoa podem adquirir informações da cidade e do comércio em geral.



Confira Transmissão Ao Vivo:





Marcelo Mello

 

Estratec - Soluções Interativas